Petzillas

Acharam que iríamos deixar os donos dos felinos sem explicação sobre vacinas para gatos? Claro que não! Só preferimos fazer um post especial para aqueles que amam seus bichanos e querem oferecer uma vida mais saudável para seus amiguinhos peludos. As vacinas a serem dadas nos gatinhos são diferentes das administradas em cachorros, incluindo outros tipos de doenças.

Por isso, fique atento ao calendário e periodicidade das doses, garantindo total proteção para seu pet.

V3, V4 e V5 – Conhecidas como polivalentes, devem ser aplicadas a partir de 60 dias de vida do gatinho. A tríplice (V3) protege contra Panleucopenia, Rinotraquetite e Calicivirose. A quádrupla (V4) inclui todas elas mais a proteção contra Clamidiose e a quíntupla (V5) imuniza o gatinho contra todas já citadas e inclui a Leucemia Felina. O animal deve receber 3 doses com intervalos entre 21 e 30 dias;

Antirrábica – Protege o felino contra a raiva, deve ser administrada quando o bichano estiver com 4 meses de idade.

As vacinas devem ser reforçadas anualmente, ou no período recomendado pelo veterinário. Por isso, é muito importante levar seu gatinho para uma consulta detalhada e aplicar as doses de vermífugos antes de vaciná-lo. Se o felino estiver com febre ou diarréia, ele não deve ser vacinado.

Possíveis reações

Infelizmente, quando seu gatinho toma vacina, é possível que ele apresente algumas reações. Por isso, fique atento aos sintomas, pois eles podem aparecer de forma branda ou severa. No caso das reações brandas, o animal pode ficar um pouco mais lento, sem apetite, apresentar febre baixa, dores no local da aplicação e nas articulações, falta de coordenação e vômitos algumas horas depois ou dias após a vacinação.

Já a reação severa pode causar reações alérgicas no animal, podendo levá-lo a morte. Portanto, é importante observar o bichano e ao sinal de qualquer comportamento estranho, levá-lo imediatamente ao veterinário.

E se eu adotar um gato adulto?

No caso de gatos adultos, é importante levá-los ao veterinário para verificar se ele já foi imunizado. Em caso negativo, deve-se ter certeza de que ele está em bom estado de saúde para receber as vacinas. Por já ter sua imunidade formada, uma dose de cada vacina obrigatória é suficiente para o gato já crescido.

E para não esquecer o dia de vacinação, o horário dos remédios e quando será a próxima consulta do seu bichano no veterinário, que tal baixar o aplicativo Petzillas? Com ele, você poderá montar um calendário com datas e horários importantes e garantir que seu gatinho esteja com a saúde sempre em dia. 

Quer saber mais sobre as doenças das quais a vacinação felina protege seu gatinho? Em breve, faremos um post mais detalhado sobre o assunto. Fique ligado!

Por Talita Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *