Petzillas

Saiba mais sobre as reações que a guloseima provoca quando ingerida pelos pets

O chocolate é um alimento adorado pela grande maioria das pessoas e pode ser consumido de diversas formas: em barra, misturado em bebidas, sorvetes, bolos, tortas e por aí vai. Geralmente, ele não causa nenhum malefício, a não ser que você exagere na dose, né? Mas será que nossos pets podem se deliciar com o doce sem sofrer nenhum tipo de reação, assim como os humanos? A resposta é muito simples: de jeito nenhum. Nunca se deve oferecer chocolate para animais.

A sobremesa contém uma substância chamada teobromina, que é extremamente prejudicial aos pets. Apesar de ser facilmente metabolizada por humanos, os cães e gatos não conseguem eliminá-la facilmente do organismo, intoxicando-se. Sua presença no sistema digestivo do animal pode causar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Dependendo da quantidade de chocolate ingerida pelo animalzinho, pode até levá-lo á morte.

Quais os sintomas causados pela ingestão de chocolate pelo animal?

Quanto mais escuro e puro for o chocolate, mais teobromina está presente em sua composição. As reações ocasionadas pela substância quando ingerida pelo pet dependem da quantidade e do tamanho do animal. Por exemplo, um gato de até 3Kg, se ingerir 170 gramas de chocolate, já pode correr risco de morte. Já um cão de até 25kg, poderá apresentar aumento da freqüência cardíaca se consumir 200 gramas do alimento. Um cachorro de grande porte (até 35Kg) possivelmente vai apresentar vômitos e diarréia,  comendo 300 gramas da substância.

O que fazer se seu pet comer chocolate

Os donos devem ficar atentos aos sintomas apresentados pelo animal. Quando o consumo do chocolate é recente, até 3 horas aproximadamente, o veterinário tentará induzir o vômito do bichinho para que ele se livre do que comeu. Em casos de vômitos e diarréia a melhor solução é aplicar soro na veia do pet. Já os sintomas mais graves devem ser observados de perto, levando o bichinho à internação até que efeitos do chocolate no organismo cessem.

Existe chocolate para cachorro e par gatos?

Existe sim e é a melhor maneira de matar a vontade de seu pet saborear essa deliciosa guloseima sem colocar sua saúde em risco. É possível encontrar petiscos com sabor, cor e cheiro de chocolate, mas que não contêm cacau e muito menos teobromina. Então, podem ser consumidos pelos seus amiguinhos de quatro patas tranquilamente.

Não se esqueçam! Mesmo que eles fiquem com aquelas carinhas de pidões, não e legal oferecer a sua comida para os bichinhos, mesmo que seja só um pedacinho. Muitos alimentos não podem ser ingeridos por animais e acabam causando alguma reação e deixando seu peludinho doente. Em breve faremos um post sobre os alimentos que não devem, em hipótese alguma, ser oferecidos para cães e gatos. Por enquanto, na dúvida, prefira alimentar seu pet apenas com ração, que fica tudo certo. 

Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre o maravilhoso mundo dos animais com nosso artigo. Até o próximo!

Talita Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *