Petzillas

Nós humanos devemos escovar os dentes todos os dias. Este hábito se inicia quando ainda somos pequenininhos e passa a ser um das atividades obrigatórias do dia a dia. E por que a escovação dental deve ser diária? Porque, além de manter os dentes limpos, ela ainda previne a formação de placas bacterianas e algumas doenças bucais. Pois bem! Por estes mesmos motivos, os donos de cachorros devem escovar os dentes do peludo com frequência também.

É isso mesmo! Apesar de ser uma tarefa difícil, visto que alguns cães se mexem muito ou ficam agressivos durante o procedimento, a escovação dental deve ser rotina na vida dos doguinhos. Neste artigo, você vai saber como adotar esta prática, quais materiais usar e como convencer seu amigo de quatro patas a ficar quietinho durante a higienização da boca. Confira!

Quais problemas são evitados com a escovação bucal canina?

A principal doença que pode se desenvolver nos cães caso seus dentes não sejam devidamente escovados é a periodontal. Trata-se de uma inflamação nas estruturas que sustentam os dentes causada por acúmulo de bactérias na região. Apresentando várias etapas, esta enfermidade pode começar com uma pequena inflamação da gengiva e chegar a uma gengivite grave, podendo causar a perda da dentição do pet, ou levando à contaminação da corrente sanguínea com agentes bacterianos.

Outro problema causado pela falta de escovação dental é o mau hálito. O forte odor aparece quando bactérias que causam o mau cheiro se acumulam nos dentes. 

Que material deve ser utilizado na escovação?

Existem escovas dentais específicas para cães que vem com cerdas anatômicas e possuem cabo mais longo. Outra opção é a dedeira, feita de silicone, que conta com uma superfície que se encaixa no dedo. No que diz respeito à pasta de dente, nunca use as que são direcionadas para humanos, pois elas são ricas em flúor e alguns sabões, substâncias proibidos para animais. O melhor é investir em um creme dental veterinário.

Como escovar os dentes de um cachorro

Já disse antes e torno a dizer: escovar os dentes de um cachorro não é fácil, exige paciência e determinação. Orienta-se a iniciar o hábito quando o cão ainda é filhote. Porém nunca é tarde para começar e sempre há um jeito de praticar a higienização dental sem crise. O recomendado é fazer com que o procedimento seja visto pelo bichinho como algo prazeroso. Então, tente associar a hora de escovar o dentes a algo divertido, brinque e faça carinho no pet enquanto escova os dentes dele.

Inicialmente, tente escovar a dentição do cachorrinho com seu próprio dedo, massageando cada dente do animal. Se preferir, pode utilizar uma gaze com a pasta de dente para fazer a limpeza. Quando ele estiver acostumado com o ritual, comece a utilizar dedeira ou escova (sempre com muita delicadeza e paciência).

Com qual frequência deve ser realizada a escovação?

O ideal, assim como os humanos, é que os peludos tenham seus dentes escovados todos os dias. Mas como esta missão não é fácil e muitos cães dificultam a tarefa com agitação e agressividade, a escovação pode ser feita semanalmente. O importante é que haja uma rotina de higienização bucal, ajudando a prevenir diversos problemas de saúde. É melhor reservar um tempo do seu dia ou da semana para cuidar do seu amiguinho, do que vê-lo doente, não é mesmo?

Talita Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *