Se você tem notado que seu cachorro ou seu gato anda meio “cheinho” ultimamente, cuidado! A obesidade em animais pode ser mais perigosa do que você imagina. Além de comprometer a qualidade de vida do bichinho, ela também traz inúmeras doenças e ainda diminui a expectativa de vida deles. Mas como saber se seu pet está acima do peso? Dando uma bela observada na estrutura corporal do animal.
Geralmente, quando o bicho está gordinho, ele apresenta uma camada adiposa excessiva. Ao tocá-lo, você não conseguirá sentir suas as costelas e ainda terá dificuldade em sentir sua musculatura. Outra forma de identificar que seu gatinho ou cãozinho está obeso é a “falta de cintura” do pet. Alguns animais também apresentam dificuldade para andar quando estão mais gorduchos.
Seu amigo de quatro patas apresenta alguns destes sinais citados acima? Então, fique alerta e tome algumas atitudes para que ele emagreça e consigo ser um animalzinho mais feliz e saudável. Não se preocupe, neste artigo você saberá tudo sobre obesidade em animais, como evitá-la e como trata-la.
Quais os problemas causados pela obesidade nos pets?
Um cão ou um gato muito acima do peso, corre grande risco de contrair sérias doenças. Por isso, o peso do seu animal de estimação deve ser controlado disciplinadamente, antes que ele possa desenvolver algum problema de saúde ou ter uma qualidade de vida não satisfatória. Confira alguns problemas causados pela obesidade em pets:
- Afecções osteoarticulares;
- Problemas cardiopulmonares;
- Problemas nas funções reprodutivas;
- Predisposição ao diabetes;
- Predisposição a doenças infecciosas e complicações dermatológicas;
- Altos riscos cirúrgicos.
O que causa a obesidade em animais?
Cada dia mais animais de estimação sofrem com o problema de obesidade. Um dos motivos é aquele pedacinho de pão aqui, aquele pouquinho de carne ali que oferecemos aos nossos bichos, achando que não vai fazer mal nenhum. Na verdade, faz sim. Qualquer tipo de comida em excesso contribui para que o pet engorde, inclusive ração.
Outro grande vilão da saúde dos animais é a falta de exercícios. Animais de estimação sedentários são muito mais propensos a desenvolver a obesidade do que aqueles que brincam bastante e passeiam todos os dias. Não dá para esquecer dos petiscos. As guloseimas preferidas dos bichinhos, se oferecidas excessivamente, pode fazer com que eles ganhem peso.
Como evitar que seu animal de estimação fique acima do peso
Como já citamos acima, animais sedentários correm mais risco de engordar. Por isso, é de extrema importância manter uma rotina de passeios e de brincadeiras com seu pet. Outra maneira de evitar a obesidade em seu cachorrinho ou gatinho, é controlar sua alimentação.
Evite deixar o potinho de comida de seu pet cheio o dia inteiro à disposição do animalzinho. O correto é oferecer a ração “parcelada”, ou seja, ofereça entre duas a três porções por dia (depende do porte do pet). Deste modo, fica mais fácil controlar a quantidade de comida que seu bichinho consome diariamente.
Geralmente, nas embalagens de ração há uma tabela com a quantidade indicada para cada raça, peso e tamanho do animal. Isso vale para petiscos também. Nunca dê mais biscoitinhos do que o indicado na embalagem da guloseima, mesmo que seu peludo peça com aquela carinha irresistível. Nem preciso dizer, que não é legal oferecer um pedacinho da sua comida para o seu bichinho, não é mesmo?
Meu animal está obeso. O que fazer?
Antes de mais nada, leve seu animalzinho para o veterinário. Ninguém melhor do que o médico do seu pet para indicar o melhor tratamento para ele. Além disso, ele poderá pedir exames para checar como está a saúde do bichinho. Paralelo a isso, ofereça rações específicas para cães e gatos obesos ao seu animalzinho. É possível encontrar diversos tipos de alimentação para animais que estão em regime de emagrecimento no mercado pet.
Outra dica é: faça seu animalzinho gastar energia. Compre brinquedos que obriguem o pet a se movimentar e correr, como bolinhas, por exemplo. No caso dos gatinhos, brincadeiras de perseguição são ótimas, pois fazem os felinos se mexerem e se divertirem. Já os cães precisam andar, então procure levar o seu cachorrinho para passear todos os dias por aproximadamente meia-hora (lembrando, respeite a capacidade do animal. Se ele ficar muito cansado, encerre o passeio).
Não é difícil manter seu animal de estimação com o peso ideal. Basta ficar atento aos sinais e ter disciplina no que diz respeito à alimentação e atividades físicas.
Talita Freitas